domingo, 31 de julho de 2011

RETORNANDO AO ACAMPAMENTO NA ILHA DE BROWNSEA EM 1907

Mais uma vez estamos comemorando a Semana do Escotismo, o início de tudo.

De 29 de julho a 8 de agosto de 1907, vinte rapazes e Robert Baden-Powell participaram do primeiro acampamento escoteiro da história. O lugar era a Ilha de Brownsea, na baía de Poole na costa sul da Inglaterra. Sir Percy Everett, um participante do acampamento, recorda-se deste evento “Durante o verão de 1907, o Chefe gradualmente foi completando seus planos para o acampamento. Ele teve sorte bastante para conseguir com um amigo, Sr. Charles van Raalte a cessão de uma porção da Ilha de Brownsea. A Ilha era ideal para a proposta. Ela tem aproximadamente duas milhas (3,22 quilômetros) de comprimento e uma milha (1,61 quilômetros) de largura, com muitos bosques e com dois lagos no centro e bastante do que nós chamávamos agora de “bom terreno escoteiro” e com um litoral no sudeste arenoso, onde o campo foi montado.
"Eu proponho", escreveu Robert Baden-Powell, "fazer uma acampamento com 18 meninos escolhidos para aprender "scouting" por uma semana nas férias de agosto... O acampamento, por gentil permissão de C. Van Raalte, será realizado na Ilha de Brownsea...". Como qualquer chefe escoteiro depois dele, continuou sua carta destacando o adestramento que pretendia dar aos meninos e assegurando aos pais que "todo o alimento, cozinha, higiene, etc..., seria cuidadosamente observado". Incluiu uma lista de roupas e do material necessário para acampar. Pediu que cada menino viesse para o acampamento sabendo o uso de três nós simples - nó direito, escota e volta do fiel - e providenciassem esboços dos nós que pudessem não saber. Baden Powell com jovens na Ilha de Brownsea.
Em conclusão ele escreveu: "Se você deseja enviar seu filho para o acampamento nestas condições, por favor avise-me e enviarei detalhes de como treiná-los, etc.".
Poucos dias mais tarde - em 17 de junho de 1907 - ele enviou convites semelhantes para as Companhias das Brigadas de Meninos de Bournemouth - para escolher 6 de seus membros, e para as Brigadas dos Meninos de Poole - 3 de seus membros, para juntar-se a ele - meninos de escolas secundárias, meninos de fazendas, filhos de famílias da classe operária.
Os convites para ir acampar com o famoso general Robert Stephenson Smyth Baden-Powell foram aceitos com entusiasmo. Quem não gostaria de passar uma semana com o "Herói de Mafeking" - o apelido que Baden-Powell ganhou como defensor da sitiada Mafeking durante a guerra dos Boers, na virada do século!
Ele convidou um de seus velhos companheiros de armas, o Major Keneth McLaren para que o acompanhasse como assistente.
O Chefe escolheu os rapazes, vinte no total, filhos de amigos de Eton, de escolas públicas, garotos pobres da zona leste de Londres e alguns alunos da escola secundária das vizinhanças de Bourenmouth, que foram recrutados pelo Sr. G. W. Green, de Poole, um homem que por anos trabalhou com escoteiros na sua cidade natal.
Os jovens foram divididos em quatro patrulhas: Corvos, Lobos, Maçaricos e Touros (assim estes foram os primeiros nomes usados por patrulhas escoteiras).
As patrulhas acampavam por sua conta, sob a direção de seus próprios monitores, com total responsabilidade pela sua honra de levar adiante os desejos do Chefe e com grande eficiência. Mas as memórias mais vividas de todas eram os fogos de conselho, antes das orações e do apagar das luzes. Ao redor do fogo a noite o Chefe nos contava algumas histórias assustadores, conduzia ele mesmo o canto Eengonyama e com seu jeito inimitável atraia a atenção de todos. Eu ainda posso vê-lo como ele ficava diante da luz, alerta, cheio de alegria e de vida, um momento grave, outro alegre, respondendo todas as questões, imitando o chamado dos pássaros, mostrando como tocaiar um animal selvagem, contando uma história curta, dançando e cantando ao redor do fogo, mostrando uma moral, não apenas em palavras, mas usando histórias e convencendo a todos presentes, rapazes e adultos, que estavam prontos para segui-lo em qualquer direção”.


BP Chega em Brownsea com 21 meninos e seu sobrinho de 9 anos abordo do barco Hyacinth.(em português "Arara" !) Montagem do acampamento. 6 barracas brancas tipo "sino". Uma barraca militar foi montada para intendência e cozinha.

Pedra comemorativa do primeira acampamento colocada na Ilha de Brownsea.

sábado, 30 de julho de 2011

TREINAMENTO DE PRIMEIROS SOCORROS COM O CORPO DE BOMBEIROS

Nesta tarde realizamos juntamente com o Corpo de Bombeiros um treinamento de primeiros socorros, foram abordados os principais assuntos tais como: abordagem de uma vítima, local, identificando sinais vitais, parada cardiorrespiratória, afogamento em crianças e adultos.

Esse treinamento teve como propósito treinar nossos jovens para qualquer eventual acidente que possa ocorrer em nossas atividades sabendo como proceder da melhor maneira possível para salvar uma vida.




sexta-feira, 29 de julho de 2011

COMEÇOU OFICIALMENTE O JAMBOREE MUNDIAL

Na noite de ontem, 28 de julho de 2011, aconteceu a abertura oficial do Jamboree Mundial na Suécia, contando com mais de 38 mil participantes de mais de 150 países

Sucesso a todos os irmãos brasileiros que estão lá e que tragam muitas histórias para o Brasil.

 

Acompanhe o blog do Contigente Brasileiro

http://www.brasilnojamboree.blogspot.com/

sábado, 23 de julho de 2011

ESCOTEIROS CONTRA A DENGUE

Nesta tarde, o GEP realizou uma campanha de conscientização sobre a dengue. Foi entregue aos moradores do bairro Jardim Primavera e região panfletos contendo os cuidados necessários para evitar o acúmulo de água e não criar focos de dengue. Também foi entregue panfletos com informações sobre locais de coleta para determinados lixos recicláveis.

Resultado da nossa pesquisa (pessoas que vivem em torno do Bosque Córrego das Pedras) nº estimado:

Crianças até 6 anos: 12
Crianças entre 7 e 10 anos: 11
Jovens entre 11 e 14 anos: 14
Jovens entre 15 e 18 anos: 10
Adultos acima de 18 anos: 107

Total de moradores: 154

Mais uma ação do Grupo Escoteiro Primavera!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

3º FESTIVAL DE PIZZAS

Com o objetivo de levantar fundos para custear os gastos da realização do Acanlobos 2011, o GEP lança o 3º Festival de Pizzas e pede a sua ajuda.

Já estamos vendendo os ingressos que custam R$ 10,00 cada, contendo 6 sabores (4 salgadas e 2 doce): Calabresa, Frango, Lombinho, Mista, Chocolate com e sem queijo.

Os ingressos podem ser adquiridos através de e-mail, telefone, na sede do grupo ou com membros.

Agradecemos a sua colaboração.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

GRUPO PADRÃO PRATA 2010-2011

Prêmio que avalia a qualidade dos Grupos Escoteiros do Brasil em três categorias: Bronze, Prata e Ouro

Parabéns a todos do GEP que trabalharam muito no ano de 2010 para conseguirmos elevar de Bronze em 2009 para Prata em 2011. Meta para ano que vem é chegar a Ouro.

Vamos lá!


quinta-feira, 14 de julho de 2011

GRUPO ESCOTEIRO PRIMAVERA APRESENTA PROJETO NA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES

Nesta última quarta-feira, 13, o GEP esteve presente na Câmara Municipal de Vereadores, onde o Diretor Presidente Rafael Caldart, apresentou a todos os vereadores e presentes o Projeto Latinha Cidadã, que visa recolher latinhas de alumínio para ser revertido em dinheiro e investido em Ações Sociais e Ambientais que o GEP já promove em nossa sociedade. Recebemos uma boa notícia da União de Bairros (Marilene Cola) que nos doará todas as latinhas que serão consumidas no baile da escolha da Rainha dos Bairros.

Na ocasião, o GEP pode mostrar a todos os presentes um pouco dos trabalhos já realizados no primeiro semestre de 2011, sendo muito bem visto e elogiado.

Também ficamos sabendo que existem projetos na câmara para ser destino um bosque da cidade aos escoteiros. 

O GEP, a convite do Presidente da Câmara, Vereador Claudemir Zanco, comprometeu-se em assumir a manutenção do Bosque Córrego das Pedras, situado no Jardim Primavera, sendo que a Secretaria de Meio Ambiente ajudaria com os recursos necessários para tal.

Palavras do Diretor Presidente

"Nossa visita a câmara foi muito proveitosa, foi possível expor um pouco da realidade do GEP e suas dificuldades. Podendo mostrar que mesmo assim estamos diariamente inseridos na sociedade desenvolvendo ações sociais e ambientais com poucos recursos e sem patrocínio ou qualquer outra subvenção. O Escotismo vem para formar cidadãos de caráter e precisa de apoio material e financeiro. Crianças e jovens que estão no Movimento Escoteiro, certamente estarão longe das drogas e criminalidade."

Invista na Construção de Cidadãos Responsáveis, Invista no Escotismo!

Gostaria de ser um patrocinador, entre em contato ou nos faça uma visita:

Todos os sábados, a partir das 14 horas.
Rua Argentina, 724
Bairro Jardim Primavera
Anexo ao Colégio Premen (Acesso lateral)
Fones: 8813-1388 / 9122-1003
E-mail: ge.primavera155@gmail.com




  

quarta-feira, 13 de julho de 2011

PROJETO UEB-PR COM SEED-PR

Sabemos já há algum tempo que, a União dos Escoteiros do Paraná vem tentando uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Paraná, para serem implantados novos grupos escoteiros dentro de instituições de ensino do estado.

Porém, não havia saído mais nenhuma notícia sobre tal projeto, nessa semana o GEP recebeu em correspondência, notícias que deram mais alguma esperança que se concretize.

Por que isso? Nós grupos do interior sofremos muito com o abandono e temos imensas dificuldades. Com esse projeto, acreditamos que poderia nos beneficiar muito, pois já estamos dentro de uma instituição de ensino do estado.

Esperamos que em vez de fundar novos grupos, sejam atendidos os que já existem e que tanto perecem sem estrutura.

Notícia (www.escoteirospr.org.br)

O Grupo de Trabalho dos Escoteiros do Paraná se reuniu com o Secretário de Educação Sr Flávio Arns, para efetivar a inclusão de Grupos Escoteiros nos Colégios da Rede Estadual de Ensino.


sábado, 9 de julho de 2011

EM DEFESA DE UM PLANETA MAIS SUSTENTÁVEL

Neste sábado, o GEP em parceria com o Conselho da Mulher Empresária e Executiva, Associação das Mulheres Rurais e outras entidades, estiveram na praça central de nossa cidade promovendo uma conscientização da população referente ao lixo que fabricamos diariamente e sua destinação correta. Também foi abordado sobre o uso das sacolas retornáveis, pois a partir do mês que vem os mercados não poderão mais distribuá-las aos clientes. Na ocasião, lobinha, escoteiros e guia puderam demonstrar algumas técnicas escoteiras, pioneirias e divulgar ações já realizadas pelo GEP.

Mas uma ótima atividade desenvolvida pelo GEP.

Escotismo, Construindo Cidadãos!






terça-feira, 5 de julho de 2011

CONVITE CÂMARA DE VEREADORES

Fomos convidados pelo vereador Nelson Bertani a participar da sessão ordinária do dia 13/07/2011 às 18 horas. Nesta ocasião estaremos falando sobre o Projeto Latinha Cidadã. Favor comparecerem.


Ofício nº 310/2011

Pato Branco, 5 de julho de 2011.                                                                             

Senhor:    

O Presidente da Câmara Municipal de Pato Branco, atendendo proposição do vereador Nelson Bertani – PDT convida-o para participar da sessão ordinária nesta Casa de Leis, no dia 13 de julho de 2011, com início às 18 (dezoito) horas, para falar a respeito do Projeto “Latinha Cidadã”.   

Atenciosamente.    

Claudemir Zanco - PPS
Presidente

segunda-feira, 4 de julho de 2011

CAMPANHA DE MEIO AMBIENTE

Neste sábado, dia 09/07/2011, a partir das 9 horas, na Praça Getúlio Vargas, o Conselho da Mulher Empresária e Executiva, Associação das Mulheres Rurais, Grupo Escoteiro Primavera e outras entidades, estarão realizando atividades referente ao Meio Ambiente. Traga sua família e venha participar e já aproveite para conhecer um pouco mais do Movimento Escoteiro e ações realizadas pelo GEP..

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DEBATERÁ O PROJETO ESCOTISMO NAS ESCOLAS


A Comissão de Educação e Cultura (CEC) deve realizar no início do primeiro semestre uma audiência pública para debater o projeto "Escotismo nas Escolas". Essa foi uma das principais deliberações tomadas hoje (29/6) de manhã, em Brasília, em reunião entre representantes nacionais de grupos de escoteiros e deputados defensores da prática do escotismo no Brasil. "Podem contar com o meu apoio. Farei o que for necessário para que esse projeto, tão bem desenvolvido pela União dos Escoteiros do Brasil no RN, seja realizado em todo o país", afirmou a presidenta da CEC, professora e deputada federal Fátima Bezerra. 

Durante a reunião, também ficou decidido que os deputados deverão apresentar emendas para que o projeto seja implementado em todo o país. Participaram do encontro, além de Fátima Bezerra, os deputados Otávio Leite (PSDB/RJ), Chico Alencar (PSOL/RJ) e Jô Morais (PCdoB/MG).

O presidente da União dos Escoteiros do Brasil no RN, Carlos Pinto, informou aos deputados presentes à reunião que o projeto "Escotismo nas Escolas" foi implantado há quatro anos no Rio Grande do Norte e onde os escoteiros estão presentes diminuíram a violência e as depredações aos prédios escolares.

A deputada federal Fátima Bezerra é uma grande incentivadora e apoiadora dos escoteiros e há dois anos tomou posse na União Parlamentar Escoteira do Brasil, entidade criada por pessoas ligadas ao escotismo em prol de políticas para a juventude.


Fonte: http://portal.fatimabezerra.com.br/novo/index.php?id=845

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL REÚNE MAIS DE 60 MIL MEMBROS

Por Felipe Lopes

Os escoteiros existem, são cerca 60 mil só no Brasil. E estão espalhados em cada canto da cidade, em cada estado do nosso país e até do mundo. O escotismo não pode ser visto como um mero acampamento de férias ou uma espécie de retiro. Segundo a UEB, União dos Escoteiros do Brasil, as atividades praticadas pelos adolescentes e jovens contribuem não apenas na vida de quem veste o uniforme, mas de quem acompanha os filhos até as reuniões, buscando sempre formar novos e melhores cidadãos.


E é para espalhar essa mensagem aos grupos, que existe a UEB, que comanda e regula com rigor todos esses grupos. A União dos Escoteiros do Brasil, presente em território nacional há mais de 75 anos, é uma organização não governamental, civil, de fins filantrópicos e de utilidade pública. As atividades tem um objetivo não só de educar o jovem, mas trabalhar todos os aspectos de desenvolvimento humano, como o físico, mental, emocional e espiritual.

Todas essas atividades são organizadas e praticadas em cada grupo de escoteiros. Só em São Paulo, são mais de 17 mil membros incluindo voluntários. Juntamente com seus chefes, os adultos diretamente ligados às atividades, realizam essas tarefas aumentando o potencial dos jovens. Na parte administrativa, a união também faz parte do bom desenvolvimento da organização. O que se vê, é um enorme trabalho em equipe de voluntários.

Fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, o movimento escotismo tem como meta o desenvolvimento do jovem, através de um sistema de valores que preserva a honra baseado nas leis escoteiras.

Confira abaixo o sistema de valores do escotismo:

1 – O escoteiro tem só uma palavra. Sua honra vale mais do que a própria vida.
2 – O escoteiro é leal
3 – O escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação
4 – É amigo de todos e irmão dos outros escoteiros
5 – O escoteiro é cortês
6 – Ele é bom para os animais e para as plantas
7 – Obediência e disciplina
8 – Ele é alegre e sorri nas dificuldades
9 – Respeita o bem alheio e é econômico
10 – O escoteiro tem o corpo e alma limpos

Com a obediência nessas leis principais do convívio em grupo e com a sociedade, a promessa escoteira é estabelecida onde é prometida a honra e a obediência em busca do melhor para o indivíduo e para a sociedade em geral. Seus princípios são o dever para com Deus, aos outros e para si próprio colaborando para o seu desenvolvimento físico, moral e intelectual.

sábado, 2 de julho de 2011

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-PRESIDENTE ITAMAR FRANCO



Os Escoteiros do Brasil registram o profundo pesar pelo falecimento do escoteiro e ex-presidente da República, Itamar Franco, ocorrida no dia 2 de julho de 2011, aos 81 anos de idade.

Itamar Augusto Cautiero Franco nasceu a bordo de um navio que fazia a rota Salvador-Rio de Janeiro, em 28 de junho de 1920, e viveu uma infância pobre em Juiz de Fora, ajudando a mãe a entregar marmitas.

Quando jovem participou do Movimento Escoteiro, no Grupo Escoteiro Caiuás, em Minas Gerais, e sempre recordou com muito carinho deste período de sua vida. Por suas contribuições ao Escotismo foi condecorado pela União dos Escoteiros do Brasil com a Medalha de Gratidão no grau Ouro. 

Em 2002, quando visitou o Escritório Nacional da UEB, deixando suas mãos impressas em um bloco de concreto, também deixou registrado um depoimento no qual afirmou: “Recordo de muitos fatos da minha vida escoteira, e reconheço a influência do Escotismo em minha vida. O Movimento Escoteiro é uma fonte de onde emana uma preciosa escala de valores. Espero que todos os jovens e adultos, unidos sob a bandeira da União dos Escoteiros do Brasil, não meçam esforços na luta para dotar o Brasil de uma sociedade sempre mais humana, cada dia mais preparada para enfrentar os desafios da justiça e da paz entre as Nações.”


Graduou-se em engenharia civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora, começando logo depois uma vida política em que se destacam o exercício das funções de Senador, Governador de Minas Gerais e Presidente do Brasil, de 1992 a 1994, em cujo mandato foi implantado o Plano Real, com reflexos positivos no desenvolvimento do país.

A UEB junta-se a todos que lamentam a perda do ex-presidente Itamar Franco, exemplo de coerência e retidão de caráter, e que em sua atividade política contribuiu decisivamente para o bem estar do povo brasileiro, com a certeza de que ele já está no Grande Acampamento, junto a Deus, recompensado por sua vida dedicada ao serviço ao próximo e amor à Pátria.

Lembramos a todos os Grupos Escoteiros que foi determinado pela Presidente da República período de Luto Oficial em todo o país, por sete dias, razão pela qual a Bandeira Nacional deverá ficar a meio-mastro ou meia-adriça. Neste caso, no hasteamento deve ser levada inicialmente até o tope e após descer para a posição de meio-mastro, no que será acompanhada de todas as demais bandeiras, No arriamento a Bandeira Nacional, seguida pelas demais bandeiras, será levada até o topo e depois completamente arriada.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

FÉRIAS

A Diretoria do GEP informa que as atividades estarão paralizadas nos dias 9 e 16 de julho. Retornando ao normal no dia 23 de julho.

O setor administrativo estará funcionando normalmente via contato online.

Bom descanço a todos!